sábado, 14 de julho de 2012

Woody Guthrie e a DH

A doença de Huntington é um problema raro: apesar da ausência de estatísticas realmente confiáveis, é possível dizer que é muito baixa a porcentagem da população afetada. Esse é um dos motivos pelos quais a DH é tão pouco conhecida.

Nos Estados Unidos, porém, um cantor folk de bastante fama era portador do gene defeituoso e faleceu com a doença: seu nome era Woody Guthrie.

Guthrie viveu entre 1912 e 1967, e é considerado o "pai" das canções de protesto, que brandiam palavras contra o sistema e retratavam a luta entre as classes sociais norte-americanas. Sua fama colaborou para disseminar mais conhecimento sobre a DH.

Ele começou a trabalhar como locutor de rádio no fim da década de 30, e logo começou a escrever e a cantar suas próprias músicas, sempre com temas de protesto. Mais tarde, ele foi a Nova York e, lá, fez as primeiras gravações, alcançando relativo sucesso. A partir daí, gravou muitas outras canções, tornando-se conhecido em todo o país. Guthrie foi também escritor: escreveu muitas poesias e também prosa, e publicou alguns livros.

No fim da década de 40, a saúde de Guthrie começou a dar sinais de deterioração: era a DH se manifestando. O diagnóstico correto, porém, só veio em 1952 – antes, havia sido diagnosticado como alcoolatra e esquizofrênico. Ele herdou a doença de sua mãe, Nora, que enquanto viva nunca foi diagnosticada. Nora morreu em um hospício em 1930. O pai dela também havia falecido em "circunstância estranhas", sem nunca saber o mal que o acometia.


Por causa da DH, o artista se divorciou de sua segunda esposa, Marjorie, mas casou-se novamente pouco depois. A terceira mulher de Guthrie, porém, separou-se dele em virtude dos muitos cuidados que a saúde do marido exigia. Marjorie, então, voltou a cuidar de Woody e ficou com ele até o fim.


Guthrie passou a viver em hospitais psiquiátricos quando a coreia se tornou muito intensa, no ano de 1956. Marjorie o visitava toda semana. Havia pouca informação sobre Huntington à época e, por isso, ele não fez nenhum tipo de tratamento. Woody Guthrie faleceu em 3 de outubro de 1967, em Nova York.

Após a morte do marido, Marjorie fundou o Comitê de Combate à Doença de Huntington, que viria a se tornar a Huntington's Disease Society of America, uma das associações de apoio mais importantes atualmente no mundo. Dos oito filhos que teve com suas três esposas, dois faleceram com a DH, ambos aos 41 anos de idade.

Musicalmente, a importância de Woody Guthrie é enorme: ele era o ídolo de Bob Dylan e seu grande inspirador. Muitos outros nomes de peso no mundo musical foram inspirados por ele e regravaram suas canções de protesto, como Joan Baez, Tom Paxton e Pete Seeger. Bruce Springsteen e Tom Morello (este, do Rage Against The Machine) tocam juntos, em shows, a música This Land Is Your Land, e recentemente decidiram executar, pela primeira vez, a versão completa da canção, com versos duros contra a propriedade privada. Além disso, Arlo Guthrie, um dos filhos de Woody com Marjorie, tornou-se um conhecido cantor folk.


Neste ano, comemoram-se os 100 anos do nascimento de Woody Guthrie. Nos Estados Unidos, a data é bastante lembrada, tanto no meio artístico quanto entre aqueles que convivem com a doença de Huntington.

This Land is Your Land: a música mais famosa de Woody Guthrie

Abaixo, alguns links interessantes para aqueles que desejam saber mais sobre Woody Guthrie:

Woody Guthrie na Wikipédia (em português)

Site oficial de Woody Guthrie (em inglês)


Página oficial de Arlo Guthrie (em inglês)


Arlo Guthrie na Wikipedia 


Matéria do jornal britânico The Guardian sobre o legado musical de Woody Guthrie (em inglês)

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Olá. Para comentar, você pode se identificar ou se manter anônimo. Os comentários são moderados para evitar spam.